quarta-feira, 27 de maio de 2015

Península de Maraú

Este santuário ecológico revela uma variedade de ecossistemas costeiros, compreendendo águas interiores, pisicinas naturais, estuários e o vasto Oceano Atlântico com belíssimas praias, restingas, recifes coralinos, manguezais, campos naturais e tipos florestais da Mata Atlântica com uma variada fauna e flora. E ainda ecossistemas fluviomarinhos e terrestres com imensas cachoeiras, trilhas ecológicas. Local ideal para a prática do turismo ecológico, descanso, trilhas, mergulho, pesquisa ecológica. Ou melhor o lugar também é ideal para se cansar de não fazer nada e descansar novamente. Visite a Península de Maraú e saiba o que é Paraíso.
A cidade, inicialmente chamada de Mayrahú, tem sua origem numa aldeia indígena denominada Mayra. Foi descoberta em 1705 por frades capuchinhos italianos que lhe deram o nome de São Sebastião de Mayrahú. Em 1717, foi elevada a freguesia, e, em 1761, a vila e sede de concelho. Em 1938, tornou-se cidade.A importância da cidade de Maraú em séculos passados se revela hoje nos prédios de arquitetura antiga, inclusive alguns com características de estilo e gosto portugueses do século XVIII.
Do mirante na cidade alta, consegue-se uma bela vista do estuário de Maraú e da cidade baixa, podendo-se observar a ampla área de feira e as embarcações no atracadouro. O coco, a piaçava e a madeira são os principais materiais para a confecção do artesanato da região. No município, também são cultivados seringueira, dendê (introduzido em fins do século XIX), cravo-da-índia, pupunha, cacau, guaraná e pimenta-do-reino. Uma feira livre movimenta a cidade aos sábados e a pesca é importante fonte de renda para a cidade. Para presenciar este espetáculo, é preciso chegar na praia de Taipu com a maré baixa. Para aproveitar 100%, o ideal é visitá-las em dias de lua nova ou cheia. Não foi o nosso caso, mas mesmo assim foi lindo, maravilhoso.
A Península de Maraú se encontra na Baía de Camamu, no sul da Costa do Dendê da Bahia. A península apresenta mais de 40 km de extensão de praia quase desertas o ano todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário